Parabéns pelos seus 25 anos, Game Boy!

Postado por Guilherme Fernandes no dia 23/04/2014 às 11:55

Lançado pela Nintendo nesta mesma data, em 1989, não demorou para que o Game Boy se transformasse em um ícone da indústria. Mesmo com suas imagens simples — elas eram todas em preto e branco nos primeiros modelos e a tela não possuía iluminação própria —, a ideia de levar a experiência de um console de mesa para todos os lugares foi bastante revolucionária para a época.

E foi exatamente esse o propósito da empresa com o aparelho. Seu criador, Gunpei Yokoi, quis unir a praticidade e a portabilidade existente no Game & Watch com a variedade e a imersão que sistemas como o NES ofereciam. Uma combinação simples e que deu muito certo, dando à “Big N” não só a chance de expandir um segmento ainda pouco desenvolvido do mercado como também sua liderança pelas próximas duas décadas e meia.

Tanto que, mesmo com o surgimento de vários outros produtos concorrentes, nenhum deles conseguiu desbancar o Game Boy (e seus sucessores). E boa parte dessa hegemonia está exatamente na tradição que o portátil tinha em relação a seus jogos.

Por mais que Pokémon tenha sido um dos principais responsáveis por fazê-lo se popularizar mundo afora, o console teve outros grandes sucessos. É o caso de Tetris, que vendeu mais de 30 milhões de cartuchos, sendo considerado o maior best-seller da plataforma.

Encontrou algum erro ou gostaria de dar uma sugestão de melhoria?
Faça isso clicando aqui!

Sobre Guilherme Fernandes
Perfil de Guilherme Fernandes